Português Inglês Espanhol
21 3217 9788 Rua General Garzon nº22 Sala 606 Jardim Botânico 22470-010 Rio de Janeiro
Quem somos
Claudio Lins de Vasconcelos
linkedin
Claudio Lins de Vasconcelos

Cláudio Lins de Vasconcelos é sócio fundador do escritório Lins de Vasconcelos Advogados. Possui formação acadêmica internacional, ampla experiência profissional e foco permanente na busca de soluções. Sua carreira envolve mais de 20 anos de consultoria, gerenciamento e representação jurídica, em especial em questões regulatórias e relacionadas à aquisição, gestão e transferência de direitos de propriedade intelectual, contratos civis e administrativos, parcerias intersetoriais e ao direito empresarial em geral.

Ao longo desse tempo, participou da negociação e execução de um grande número de projetos de alta complexidade, inclusive em escala internacional. Sua vivência multissetorial, envolvendo governo, iniciativa privada e organizações da sociedade civil, permitiu que desenvolvesse ampla capacidade de leitura do ambiente regulatório de interesse das indústrias de mídia, tecnologia e cultura, sendo capaz de dialogar com os mais diversos públicos, dentro e fora da cadeia produtiva da mídia.

Possui os títulos de doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (Rio de Janeiro, RJ, Brasil), mestre pela University of Notre Dame (Notre Dame, IN, EUA) e bacharel pela Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA, Brasil). Entre outras posições, foi Secretário Nacional de Economia da Cultura do Ministério da Cultura e assessor internacional adjunto do Ministério da Justiça, ambos em Brasília, DF, consultor do Banco Mundial, em Washington, DC, e advogado da área de direito econômico de Tozzini, Freire, São Paulo, SP. Entre 2002 e 2011, dirigiu o departamento jurídico da Fundação Roberto Marinho, no Rio de Janeiro, RJ.

É professor convidado do mestrado em propriedade intelectual do Inst. Nacional da Propriedade Industrial – INPI e da pós-graduação em direito da propriedade intelectual da PUC-Rio, tendo sido professor visitante dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da Univ. do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e professor adjunto do IBMEC-Rio e da Universidade Cândido Mendes, entre outras atividades de ensino e pesquisa. É membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, entidade da qual foi também diretor-relator e coordenador da Comissão de Estudo de Direitos Autorais. Foi, ainda, presidente da Comissão de Direitos Autorais da OAB/RJ.

É autor de diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior, entre eles o livro “Mídia e Propriedade Intelectual: A Crônica de um Modelo em Transformação”, atualmente na segunda edição.

Fluente em inglês e espanhol.

Filiado à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro

E-mail: claudio@linsdevasconcelos.adv.br

Telefones: (21) 96860-5959/ (21) 3217-9791

Pilar Robles
linkedin
Pilar Robles

Pilar de Assis Robles é advogada, sócia fundadora do escritório Lins de Vasconcelos Advogados Associados. É bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio, onde também cursou Pós-Graduação em Direito da Propriedade Intelectual. Especializada em Film & Television Business pela FGV Rio e em direção pela New York Film Academy - NY, EUA.

Tem mais de 15 anos de experiência no mercado cultural e de entretenimento, com vivência internacional e profundo conhecimento dos principais mecanismos de aquisição, gestão e transferência de conteúdo autoral para uso em projetos públicos e privados, incluindo negociação com titulares de direitos e avaliação de riscos associados ao uso de elementos protegidos por direitos de propriedade intelectual.

Ao longo de sua experiência profissional, foi consultora jurídica de clientes dos mais diversos segmentos culturais. Iniciou sua carreira na empresa PricewaterhouseCoopers, e trabalhou nas empresas Multirio – Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, União Brasileira de Compositores – UBC, CO-RIO 2007 - Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e editoras Dubas Música e Três Pontas Edições Musicais.

Membro da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro.

Fluente em inglês e espanhol.

Filiada à Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio de Janeiro

E-mail: pilar@linsdevasconcelos.adv.br

Telefones: (21) 99847-7782/ (21) 3217-9791

Monyca Canella Motta
linkedin

Monyca Canella Motta é consultora do escritório Lins de Vasconcelos Advogados. É mestre em Direito do Entretenimento pela Universidade de Westminster, em Londres, onde foi bolsista do programa Chevening, do British Council (2006/07). É formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, com curso de extensão em Direito do Entretenimento no IBMEC-RJ e cursos de Arbitragem nacional e internacional. Foi professora do Curso de Direito do Entretenimento da UERJ – Turmas de 2011 e 2012, e parecerista credenciada do Ministério da Cultura para assuntos de Direitos Autorais e Tecnologia, de 2010 a 2012.

Possui formação internacional e mais de 20 anos de experiência profissional, em especial em direito autoral e outras áreas da propriedade intelectual, com ênfase em contratos nacionais e internacionais. Ocupou cargos de coordenação e direção em dois dos maiores escritórios de advocacia brasileiros, o Machado Meyer e o Noronha Advogados, e foi coordenadora de projetos na FGV Direito Rio, além de ter integrado a equipe da Ernst & Young e ter assessorado a criação do Museu das Telecomunicações (Oi Futuro). Na Inglaterra e em Portugal, trabalhou em dois conceituados escritórios e integrou o departamento jurídico de um canal de TV por assinatura em Londres.

Fluente em inglês.

Filiada à Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia e São Paulo

E-mail: monyca@linsdevasconcelos.adv.br

Compromisso com o cliente

Fundado em 2012, o escritório tem desde então assessorado clientes brasileiros e estrangeiros, líderes nos mercados de mídia e entretenimento, grandes eventos artísticos e esportivos, publicidade e comunicação em geral, além de instituições culturais de grande porte, com ênfase em projetos que envolvem múltiplas linguagens, mídias e plataformas.

O escritório é membro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual – APBI e da Associação Internacional de Proteção à Propriedade Intelectual – AIPPI, tendo apoiado e participado ativamente de alguns dos mais importantes eventos da área. Foi listado pela Leaders League 2016 como “Highly Recommended” em “Media, Sports & Entertainment”.

Nossa Proposta

Estamos tecnicamente preparados para lidar com as mais complexas questões envolvendo direitos autorais e da personalidade; aquisição, gestão e transferência de ativos de propriedade intelectual; regulação; parcerias público-privadas; fusões e joint-ventures; medidas de combate à concorrência desleal; estruturação e financiamento de projetos e instituições; negociação e solução de controvérsias; desenho e implantação de políticas de governança e conformidade; entre outras.

Além da representação jurídica e institucional do cliente e da estruturação contratual de seus projetos e operações, podemos realizar análises de risco geral e específico, preparar pareceres, notas técnicas e comunicações estratégicas, desenhar políticas de gestão de ativos intangíveis, entre outros serviços capazes de efetivamente contribuir com a qualidade jurídica dos produtos e processos de nossos clientes, em qualquer etapa do processo produtivo, no Brasil e no exterior.

Nossa estrutura é deliberadamente enxuta, o que nos permite manter o foco nas questões estratégicas e ao mesmo tempo contar com uma diversificada rede de parceiros, tornando viável o atendimento a projetos em virtualmente qualquer escala, sem comprometer o caráter personalizado do serviço.

 

Lins de Vasconcelos
Telefones: (21) 3217-9788 | (21)3217-9791
Rua: General Garzon, nº 22, sl.606,
Jardim Botânico Rio de Janeiro, RJ
CEP.: 22470-010
Os Wodens!