Claudio Lins de Vasconcelos

Claudio Lins de Vasconcelos




Cláudio Lins de Vasconcelos é sócio fundador do escritório Lins de Vasconcelos Advogados. Possui formação acadêmica internacional, ampla experiência profissional e foco permanente na busca de soluções. Sua carreira envolve mais de 20 anos de consultoria, gerenciamento e representação jurídica, em especial em questões regulatórias e relacionadas à aquisição, gestão e transferência de direitos de propriedade intelectual, contratos civis e administrativos, parcerias intersetoriais e ao direito empresarial em geral.

Ao longo desse tempo, participou da negociação e execução de um grande número de projetos de alta complexidade, inclusive em escala internacional. Sua vivência multissetorial, envolvendo governo, iniciativa privada e organizações da sociedade civil, permitiu que desenvolvesse ampla capacidade de leitura do ambiente regulatório de interesse das indústrias de mídia, tecnologia e cultura, sendo capaz de dialogar com os mais diversos públicos, dentro e fora da cadeia produtiva da mídia.

Possui os títulos de doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (Rio de Janeiro, RJ, Brasil), mestre pela University of Notre Dame (Notre Dame, IN, EUA) e bacharel pela Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA, Brasil). Entre outras posições, foi Secretário Nacional de Economia da Cultura do Ministério da Cultura e assessor internacional adjunto do Ministério da Justiça, ambos em Brasília, DF, consultor do Banco Mundial, em Washington, DC, e advogado da área de direito econômico de Tozzini, Freire, São Paulo, SP. Entre 2002 e 2011, dirigiu o departamento jurídico da Fundação Roberto Marinho, no Rio de Janeiro, RJ.

É professor convidado do mestrado em propriedade intelectual do Inst. Nacional da Propriedade Industrial – INPI e da pós-graduação em direito da propriedade intelectual da PUC-Rio, tendo sido professor visitante dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da Univ. do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e professor adjunto do IBMEC-Rio e da Universidade Cândido Mendes, entre outras atividades de ensino e pesquisa. É membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, entidade da qual foi também diretor-relator e coordenador da Comissão de Estudo de Direitos Autorais. Foi, ainda, presidente da Comissão de Direitos Autorais da OAB/RJ.

É autor de diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior, entre eles o livro “Mídia e Propriedade Intelectual: A Crônica de um Modelo em Transformação”, atualmente na segunda edição.

Fluente em inglês e espanhol.

Claudio Lins de Vasconcelos

Na Mídia

Leia as notícias, artigos e publicações relacionadas aos nossos profssionais e áreas de atuação


© 2018 Lins de Vasconcelos Advogados Associados - Todos os direitos reservados.